quinta-feira, 10 de abril de 2014

À margem do lago


Não era um dia bom. Depois de horas de trabalho pela madrugada, o grupo de pescadores voltara para a margem do lago. Frustrados por não conseguirem pescar nada, os homens lavavam suas redes. Semblantes abatidos e ombros caídos. Levar para casa uma notícia de fracasso não é fácil para ninguém.

Entre os pescadores Tiago, João e Simão Pedro. Além deles, todos nós. Afinal, quem não vive dias ruins? Há dias que o mar não está para peixe e voltamos para casa com as redes vazias, angustiados e desesperançados.

Esse é o fascínio das narrativas bíblicas: elas aconteceram com outras pessoas, mas de alguma maneira contam um pouco de nossa própria história.

Na margem do lago, Jesus ensinava pessoas que gostavam de ouvi-lo. Mal sabiam os pescadores que aquele encontro mudaria para sempre suas vidas. Percebendo a desesperança em seus olhos, Jesus arrumou um pretexto para se aproximar dos homens e suas redes.

Jesus sempre arruma um pretexto para entrar em nossas vidas, especialmente para enfrentar o desespero.

Atacou diretamente a causa do desanimo. Pediu para Simão Pedro lançar as redes e tentar a pesca novamente. Experiente, Simão Pedro desconfiou do pedido, mas o atendeu porque era a palavra do Mestre.

Eis a importância de andarmos sensíveis à voz de Jesus, ela pode salvar nosso dia.

Lançaram as redes e pescaram uma quantidade que nunca haviam pescado. Com o barco quase afundando devido ao peso dos peixes nas redes, pediram ajuda a um segundo barco, que quase afundou também. Contudo, aquela iniciativa de Jesus não se tratava de peixes, mas de homens. A intenção do Mestre era pescar aqueles pescadores.

Diante da frustração e do fracasso, Jesus pescou a coragem, a dignidade e a esperança na vida cansada daqueles homens.

Coragem para tentar de novo. Jesus fez com que eles percebessem que novas tentativas valem à pena; que entendessem que uma madrugada ruim não pode desencorajar o resto do dia, afinal as próximas madrugadas poderão ser diferentes. Andar com Jesus não é garantia de redes sempre cheias, é garantia de ter coragem para voltar a pescar. Ele está no barco dizendo: lance as redes e tente mais uma vez.

Dignidade porque, ao contrário do que aprendemos no cruel sistema econômico que vivemos, ninguém vale a partir do que produz ou consome. As pessoas valem por serem filhas e filhos amados de Deus. É o amor de Deus que confere dignidade, por isso ninguém deve andar de ombros caídos e semblante abatido. Todos nós valemos igualmente no Reino de Deus.

Esperança porque não é sempre que o mar está vazio, há dias em que está lotado de peixes. Deu a eles esperança para acreditar que a próxima tentativa podia ter sucesso, pois o fracasso de ninguém está determinado a priori. Todos têm iguais chances de fazer tentativas bem sucedidas. O futuro está aberto e por isso a vida sempre apresenta possibilidades novas.

Tornar-se pescador de homens, foi o convite de Jesus para Simão Pedro. A lição estava dada. A partir daquele momento, o pescador deveria fazer por outras pessoas o mesmo que Jesus havia feito por ele.

Redes cheias de peixes não foi o milagre dessa história. Ninguém deveria se impressionar com isso, afinal Jesus poderia encher as redes com elefantes se quisesse. Criou tudo o que existe e tem poder para tal coisa.

O milagre dessa história foi homens desencorajados encontrarem uma razão para tentar de novo com coragem. Pescadores com a dignidade ferida encontrarem seu valor no amor de Deus. Pais desesperançados voltarem para suas famílias com a esperança renovada, acreditando no futuro.

Jesus está sempre à margem do lago, pronto para subir no barco.


Lucas Lujan

5 comentários:

  1. Que coisa linda! Não pude deixar de sentir ao ler duas coisaa: esperança e perseverança! Tem um trecho de um texto que gosto muito e que fala exatamente disso! Vou deixá-lo como um "plus" (; - " (...) Com toda a tristeza pelas redes que voltam vazias, sou corajosa o bastante para não me acostumar com essa ideia. Se gente não fosse feita pra ser feliz, Deus não teria caprichado tanto nos detalhes. Perseverança não é somente acreditar na própria rede. Perseverança é não deixar de crer na capacidade de renovação das águas."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana.!

      Obrigado! :)

      Linda é essa citação do texto que postou! Qual o texto? Quero ler inteiro!

      Excluir
    2. Oi Lucas!!!
      O texto chama-se "Perseverança" e é da Ana Jácomo. Aliás, se não conhecê-la deixo a dica e o convite ... Textos sempre inspiradores e com uma poética bem única! (;

      Excluir
    3. Li e adorei! Obrigado pela indicação!

      :)

      Excluir