terça-feira, 8 de abril de 2014

Saudades


Era um brunch. Entre salada de frutas, pães, patês, sanduíches de metro, brigadeiros e bolos,  uma cheirosa torta de frango. É incrível o poder do cheiro. Nada ativa tanto a minha lembrança. Viajo no tempo, reencontro pessoas e revivo momentos.

Em mim, o cheiro não segue o caminho do sistema respiratório. Ele entra pelo nariz, vai direto para o coração e depois escorre pelos olhos. Meu corpo é lugar onde cheiro vira lágrima, quase sempre de saudades.

Acontece quando sinto cheiro de chocolate, por exemplo. Minha memória visita o Almeida Júnior, a melhor escola que estudei. O lugar que mais gostava de estar na infância ficava ao lado de uma Ofner. O cheiro doce no ar me faz reencontrar Márcia, Lice e Cristina, minhas professoras do primário. Revivo as manhãs de futebol com Tche, Danilo e Juscelino. Relembro a amizade sincera com o Rocheteau. Os dias com Alonso, Paulo e Luís Fernando, e de como estávamos sempre grudados. Visito minhas primeiras paixões, Bruna, Karina, Sue Ellen e Aline. Recordo as amizades da Tati, Thiago Gabriel e Renato. E então acontece o fenômeno raro em meu corpo, que começa com um nó na garganta. Sinto falta da escola e dos amigos que fiz, os amei profundamente.

Nunca gostei de tortas em geral, nem de empadas. Não gosto de massa podre. Mas a torta de frango da minha mãe... Ah! A torta de frango da minha mãe! Eu podia sentir seu cheiro ainda na escada, subindo para casa depois do futebol. Ele me conquistava e com água na boca, eu me entregava por inteiro.

Mães têm o poder mágico de transformar coisas ruins em gostosas. A minha deve ser a mais poderosa de todas, porque me fez gostar desesperadamente de espinafre. Até hoje, cheiro de espinafre me faz lembrar seus deliciosos bolinhos e também da época que tínhamos meu pai em casa.

Estava na Bovespa, dentro de uma sala de reunião. Cheiro de torta de frango e lágrimas nos olhos. Que saudades da torta da minha mãe! Que saudades de chegar em casa, morto de fome, e ter à mesa seu amor. Saudades do tempo em que a Mara dormia no quarto ao lado e nossa distância não era maior que oito passos.

Quando a saudade invade, sempre traz a sensação de que não vivemos aqueles momentos de felicidade devidamente, de que não aproveitamos tudo o que eles tinham para oferecer. Por isso, quando achar que é o suficiente, dê mais um beijo. Tome mais uma taça de vinho, abra mais um sorriso e diga mais uma vez “eu te amo”. Faça o momento valer à pena, porque você sentirá saudade dele em breve.

Quem tem saudade não está só, tem o carinho da lembrança”, cantou Céu no Frevo da Saudade. É uma bonita verdade. Sentir saudades é ter a companhia dos bons momentos. É ter a convicção de que neles a vida teve significado; um recurso que o coração usa para nos lembrar das coisas, lugares e pessoas que dão valor à nossa existência.

Viver é uma curta tentativa de repetir experiências de amor e felicidade, com sorrisos de paz e alegria. A saudade é seu combustível.

Era uma manhã de trabalho. Uma torta de frango quebrou o protocolo e me arrancou daquele lugar. A saudade me salvou da rotina fria e repetida dos dias normais, e me levou para onde minha vida fazia sentido.

Que delícia é sentir saudades.

Lucas Lujan


PS: texto escrito especialmente para o blog da minha mãe. 
http://motherswithoutbordersuk.blogspot.co.uk/

16 comentários:

  1. Que delícia foi ler esse texto! O efeito que a torta de frango teve em você foi o efeito que esse texto teve em mim.

    Me fez lembrar diversos momentos memoráveis do passado, me deu um aperto no coração e me arrancou lágrimas de saudade.
    Obrigado Lucas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, mano... Sorri de orelha a orelha quando terminei de ler seu comentário. Obrigado! :)

      Fico feliz em saber que mexeu com suas lembranças e emoções.

      Excluir
  2. Obrigada pelo texto filho,muito lindo!!..assim que chegar por aqui, vou te preparar uma torta de frango quentinha com caturipy tbm. Me arrancou lagrimas tambem. Sinto morar longe, mas estah acabando.
    Te amo ♥

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto... também me levou de volta para uma época maravilhosa... Saudades.....

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!
    Me fez lembrar do meu avo, ele não fazia tortas, mas me levava pra passeios no zoológico que era muito simples, mas ele fazia parecer mágicos!
    Obrigado por me fazer lembrar!
    Abraços manow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)

      Que bom que te fez reviver memórias! Fico feliz!

      Saudades de vc, mano. Precisamos nos ver!

      Abraço!

      Excluir
  5. Mano que fera o texto, me trouxe lembranças boas da minha infância.
    Como é bom...!

    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, mano!

      Boas lembranças são combustível para seguir em frente.

      Excluir
  6. nossa muito lindo seu texto lembrei da minha infancia, comia bolinhos de chuva assistindo sitio do pica pau amarelo com minhas 2 irmãs, meu irmão e minha mãe enquanto meu pai trabalhava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia!

      Fico realmente feliz por ter te feito visitar esse momento :)

      Excluir
  7. Ain meu Deus, cada nome de pessoa pessoa que você botou, eu lia outro, lia nome de alguém da minha vida.. Editei todo esse texto sem escrever.. Aqui, agora, na minha mente, lendo o seu.. Parabéns. Eu chorei, de saudade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que experiencia linda, Benedita! Fico feliz em participar dela!

      Um beijo!

      Excluir