domingo, 4 de maio de 2014

Para curar a amargura




Gosto de café. E o prefiro em sua pureza, amargo. Não o adoço de jeito nenhum porque o melhor sabor dele se perde. Mas café é uma deliciosa exceção já que não gosto de mais nada amargo, sobretudo pessoas.

Pessoas amargas não são deliciosas. Deliciosos são brigadeiros, por isso estão sempre adoçando festas. Já pessoas amargas nem em festas vão, ficam em suas casas imaginando como os salgados e os assuntos estão ruins.

Gosto de pessoas. E prefiro as mais doces. Mas entendo que as circunstâncias da vida, de tão amargas, comprometem sua doçura. Nem sempre é fácil tomar um gole de amargura e adoçar em seguida.

Não é fácil, mas é possível.

A amargura esbarrará em você, mas não precisa deixá-la te atropelar. Você pode frear uma careta com um sorriso. No fundo, depende de qual vida quer levar. Braços podem para dar socos ou abraços, decida como quer usar os seus.

Se quiser uma vida com leveza, seja leve. Se quiser uma vida com bondade, seja bondoso. Se quiser uma vida amável, seja amoroso. A vida que se quer depende de como se age. E isso não tem a ver com recompensa, como numa relação de troca.

Trata-se de adicionar à vida seus temperos preferidos, dando a ela o sabor que quer. Em outras palavras, ser no mundo aquilo que gostaria que o mundo fosse. Ser o protagonista de atitudes positivas mesmo diante de situações negativas.

Quando a vida não for amável, continuar respondendo amavelmente a ela porque se quer que o amor vença. Quando a vida não for justa, continuar procurando a justiça porque se quer que a justiça prevaleça. Quando a vida não for doce, manter a doçura porque se deseja um mundo mais doce.

Jesus era uma pessoa deliciosa, feita de chocolate. Foi traído por Judas e mesmo assim lavou seus pés. As dores da vida podem ser vencidas com amor. A amargura perde sua força quando se responde a ela com doçura.


Lucas Lujan

13 comentários:

  1. Minha avó, ao contrário de você, gostava de muito açúcar no café. E sempre que reclamavam que ela colocava muito, respondia a mesma coisa: "Meu filho, de amargo já basta a vida.". Cresci ouvindo isso, e infelizmente ou felizmente, entendi o que ela queria dizer com isso.

    É preciso adoçar o que podemos, ao revés das investidas amargas que a vida nos traz. Você acertou sim, Lucas. É possível.

    Já escrevi sobre isso no meu outro blog. Não ficou tão poético, mas é o mesmíssimo tema:

    http://yagolicariao.blogspot.com.br/2013/01/rise.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tinha razão, amigo. A vida já é amarga demais para evitar o doce.

      Gostei muito do seu texto, vou colocar seu blog aqui em minha lista!

      Abraço!

      Excluir
  2. Lucas Lujan, obrigada por nos presentear com tão belíssimo texto. Isso é brigadeiro puro!!! rsrs...

    ResponderExcluir
  3. lindíssimo texto!
    acho que Jesus era mesmo feito de chocolate rs...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo texto manow, sempre me alegra muito!
    Um forte abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Bonito é quando a vida nos faz encontrar pessoas doces em momentos nos quais nós mesmos estamos nos deixando amargurar, que bem esse açucar faz para as nossas almas!

    Lindo texto, lindo blog!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani!

    Obrigado!

    Que bom que encontrou doçura por aqui. Volte sempre então! :)

    ResponderExcluir
  7. Encantada ...!!! AMO DOCE RSRSRSR

    ResponderExcluir