terça-feira, 30 de abril de 2013

Cuide do seu espírito



É determinante o encontro de Jesus com a mulher samaritana, em Sicar, diante do poço de Jacó. Há nele uma revelação que orienta todo pensamento a respeito de Deus: Ele é espírito, e procura adoradores em espírito e em verdade.

Um Deus que é espírito e procura adoração em espírito não se preocupa com o local da adoração, se é no monte ou no templo. Não há melhor local.

Não se preocupa com a religião, se é judeu ou samaritano. Não há melhor culto.

Não se preocupa com raça, se é hebreu ou babilônio. Não há melhor etnia.

Para encontrá-lo, é necessário um espírito adorador e verdadeiro. O resto é irrelevante. O espírito não se limita por barreiras externas. Ele é interior, onde rótulos não têm a menor importância.

Espírito adorador e verdadeiro é aquele que ama. É aquele que tem no amor o sentido de sua existência, o critério de seus passos. Para Jesus não há maior valor, pois resume toda Lei a ele. Não há forma de adoração mais excelente do que amar.

Aquele que ama é nascido de Deus. É adorador. Pode ser judeu, samaritano, evangélico, católico, espírita. Pode cultuar no monte, no templo, na igreja, na sinagoga, na mesquita. Pode ser branco, negro, índio ou asiático.

Toda experiência de amor é uma experiência de Deus, uma forma de culto e de adoração.

Deus não pertence a uma religião. Não pertence a um local. Não pertence a uma raça. Não pertence a uma cultura.

Jesus se revela àquela samaritana como Messias, mesmo não sendo de sua religião ou povo: ele é o Messias de Deus para todos.   

Debates a respeito de qual religião é a verdadeira, qual a melhor cultura e qual o local ideal para adorar a Deus é pura perda de tempo, vaidade. Ao invés disso, invista seu tempo em amar, em se tornar um adorar em espírito e em verdade.   

A revelação é que Deus pode ser adorado por todos, em todos os lugares, culturas e religiões, porque a questão fundamental não é essa, e sim o que há em seu espírito.

Quando se fala em adoração a Deus, condições externas são pequenos detalhes, obras do acaso, pois ninguém escolhe onde vai nascer, qual será sua cultura, etnia e tradição religiosa. Essencial são as condições internas, pois essas são fruto de escolhas. Não há mascaras ou esconderijos, o que há é o espírito. Cuide do seu.

Lucas Lujan

4 comentários:

  1. O que torna excepcional sua escrita é a simplicidade e verdade nela contida. Mais uma vez congratulations... Nunca serei!

    ResponderExcluir
  2. Lujan, grande texto! Belíssimo! Me enche de esperança e alegria quando o leio. Parabéns!

    ResponderExcluir