quinta-feira, 6 de março de 2014

Amigos



Sempre preserve a dignidade, o caráter e a integridade de um amigo. Nunca exponha suas fragilidades, suas feridas e suas mancadas. Eis uma das lições mais importantes, e mais caras, que aprendi.

Escrevo na pele de quem já foi exposto, mas que também já expos. Ambas são terríveis. Ambas me custaram amizades preciosas.

Amigos conversam sobre mancadas, sobre vacilos e escorregões, mas sempre em voz baixa, procurando não chamar a atenção de outros. Amigos não se omitem, nem são indiferentes aos problemas, mas procuram sempre o caminho da discrição.

Amigos se posicionam, chamam a atenção, ficam indignados, se entristecem e se irritam com atitudes ruins. Mas não deixam de ser cuidadosos, respeitosos e carinhosos. Preferem a conversa a sós, o olho no olho.

Amigos sabem dizer coisas amargas com palavras doces.

Amigos lavam a ferida, tratam e depois a cobrem para cicatrizar melhor, sem riscos de novas infecções. Nunca a torna motivo de piada ou de fofoca, porque não há nada mais covarde que expor quem está humilhado e enfraquecido.

Um amigo não deixa a faísca da fofoca incendiar o palheiro, nem põe lenha na fogueira. Não quer ver o circo pegar fogo, prefere apagá-lo a todo custo, mesmo que só tenha em mãos copos d’água.

Amigos interrompem os falatórios, nunca os reproduzem ou os amplificam.

Amizade é o espaço do acolhimento e perdão. Tenho naqueles que me acolheram meus melhores e mais fiéis amigos. Por eles, entregaria a minha vida se fosse preciso.

Lembro-me com vergonha de quem já expus. Queria tê-los acolhido e me tornado um amigo de verdade. Vivendo e aprendendo. Gosto da frase do Steve Jobs: “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”.  

Quando um amigo se repartir com você, não jogue os pedaços aos porcos. Guarde-os com amor, afinal, foram repartidos por ele.

Nosso futuro depende em grande medida dos nossos amigos. Cuide dos seus.

Lucas Lujan

12 comentários:

  1. Respostas
    1. :)

      Obrigado, Chicão! Bom voltar a escrever e receber seu apoio.

      Excluir
  2. Caro Lucas, não o conheço, mas deixo aqui meu mais sincero apreço pelo que escreveu. Ao olhar para o Jesus dos evangelhos, vejo um homem comum que se distinguia pela qualidade de suas relações: valorizava seus amigos, engrandecia o lugar da amizade, ao ponto de elevar seus servos-discípulos à condição de amigos. Amigos, não porque não falhariam com ele - todos falharam, tal como nós - mas porque ele ama sem ter falsas e hipócritas ilusões a nosso respeito. Compartilho de seu sentimento de vergonha pelas vezes em que expôs, como fruto de um comportamento de pseudo-santidade que aprendemos na igreja, quando de fato, santidade mesmo, é aquela que apenas almejamos, sem jamais sequer chegarmos perto. Somos o que somos: pecadores! Pecadores lambuzados pela graça, mas pecadores - e nem por isso, largados por Deus no meio do caminho, jamais. Creio que no dia em que a Igreja chamada Cristã aprender o sentido e o valor da verdadeira amizade, começaremos a vislumbrar um pouco de esperança em relacionamentos, de fato, sinceros e fundamentados nas ênfases e graça de Cristo e não na frágil e pouco confiável cultura cristã (?) subjacente em nossas igrejas.

    Solidariamente,

    Wanderley de Mattos Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wanderley!

      Que comentário bonito, amigo. Obrigado por gastar seu tempo aqui e complementar o que escrevi. Foi enriquecedor. Espero que todos que lerem o texto leiam também seu comentário.

      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Comentário de mãe é suspeito. Por isso respondo de forma suspeita: te amo!

    Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  4. Fala mano....Como está primo??? Que bom que está de volta rapaz....Já ouvi as pessoas comentarem sobre amigos dizendo que não é somente para os momentos maus da vida. Concordo em certa parte, pois amigo é justamente para os momentos tenebrosos da caminhada....Valeu pelo texto cara. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, mano! Obrigado por aparecer por aqui. Amigos são amigos até debaixo de chuva com raios... Se não forem capazes de enfrentar a tempestade com a gente, não há parceria de verdade.

      Abraço!

      Excluir